Terceiro Setor

"O terceiro setor é o conjunto de atividades voluntárias desenvolvidas em favor da sociedade, por organizações privadas não governamentais e sem o objetivo de lucro, independentemente dos demais setores (Estado e mercado) – embora com eles possa firmar parcerias e deles possa receber investimentos (públicos e privados)....

Vários fatores contribuíram para o desenvolvimento do terceiro setor no Brasil, como a redefinição do papel do Estado, a globalização e a mudança no perfil do mercado. A redefinição do papel do Estado está intimamente ligada às múltiplas crises, como a crise fiscal (perda de crédito por parte do Estado), crise da forma de administrar o Estado (excesso de burocracia), a perda da confiança na capacidade do Estado em gerar o bem-estar social, fomentar o progresso econômico, resguardar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da sociedade civil. Diante desses problemas, a solução encontrada foi dar mais espaço à iniciativa privada, mantendo a participação do Estado somente nas atividades em que esta não fosse capaz de desenvolver um papel relevante. O Estado permanece como responsável pela execução das tarefas de interesse geral, mas não é o único responsável, existindo também a contribuição dos entes privados e da sociedade civil através de suas próprias ações. O terceiro setor está ligado à participação ativa da sociedade nas atividades de interesse público. (Luísa Castro)

A atuação das organizações sociais tem cada vez fazendo mais presente e necessário, principalmente, quando assume as responsabilidade diretas do Estado e por meio de parcerias, conforme estipulado pelo MROSC, elas vem executando suas ações com recursos públicos. Cabe a Administração Pública acompanhar e avaliar se os recursos destinado estão sendo bem executados, e por isso a IG2P oferece os seguintes serviços em apoio a administração.

  • Desenvolvimento de projetos

  • Desenvolvimento de editais.

  • Análise da prestação de contas e encerramento das parcerias.